quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Dicas de memorização de textos



Para alguns atores memorização é fácil. Para outros, pode ser a ruína de sua existência. Independente da fase em que se encontra a sua carreira, memorizar falas sempre será algo para toda a vida.

Aqui seguem algumas dicas que podem ajudar muito:

1. Saiba o que você está dizendo.
A primeira vez que ler o texto, ouça as palavras. Concentre-se em fazer uma pausa entre cada fala, realmente absorva o que está sendo dito e vá para a cena de maneiras diferentes, jogando com as intenção, ações e estimulações. Experimente dizer sentado e em pé, e permita-se cometer erros e explore todas as maneiras para não fazer igual sempre, ficando cada vez mais confortável com as falas. Concentre-se no “porquê” e nas circunstâncias, se você esquecer suas falas, você pode encontrar o seu caminho de volta, porque você realmente entende o que está acontecendo.

2. A tecnologia é amiga e não inimiga.
Não há tempo para ensaiar com um amigo ou membro da família? Aplicativos de gravação de som estão se tornando cada vez mais populares, especialmente entre atores que precisam se preparar rapidamente para audições. Use algum app de gravação de som, grave as falas de seus parceiros de cena e deixe o espaço para as sua falas, depois é só dar o play! Super útil e eficiente.

3. Escute o texto.
Escreva o texto em uma folha enquanto fala as palavras em voz alta, como você escreve; não depois que você escreve, mas enquanto você escreve a frase. Dessa forma, você está escrevendo, falando, e, em essência, tirando as palavras de você, tanto mentalmente quanto fisicamente. Você está começando a digerir visceralmente suas palavras.

4. Use sua imaginação.
Desde a primeira vez que você ler a cena, leia como um bom romance e imagine a cena como se fosse real. Assim a realidade e o fluxo da cena irão começar a fazer mais sentido para você.

5. Memorização?
Existem profissionais que são veementemente contra a palavra memorização. Assim como acontece em Shakespeare, uma vez que você compreender o significado por trás das palavras elas fluem livremente como se fossem as próprias palavras do ator. Memorização também não é compreensão. Só porque um ator memoriza uma sequência de palavras não significa que ele entende aquelas palavras. Entenda o texto.

6. É ver para crer.
Tente memorizar imagens em vez de falas. É uma técnica muito usada quando se está dirigindo atores para interpretar Shakespeare ou qualquer material que emprega imagens ou linguagem descritiva, desde que o ator tenha uma boa imaginação. Atores que usam essa técnica conseguem, na maioria das vezes, decorarem atos inteiros de uma peça em um fim de semana. Basta associar uma imagem específica com cada uma de suas falas e elas chegam muito mais rápido. Vale a pena tentar!

e por último uma dica do mestre Anthony Hopkins:

7. Repetições
“Leia o texto, repetidas e repetidas vezes, até 400 vezes, até que quase se transforme em um ato reflexivo. É minha superstição. Se conheço o texto o suficientemente bem, então posso ir até o cenário e me sentir relaxado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário