segunda-feira, 17 de março de 2014

Oficina Permanente de Teatro


















Público alvo: Qualquer pessoa realmente interessada

Conteúdo: teatro de rua com diversas técnicas de um artista popular.

Local: Oficina Cultural

Execução: Grupo Teatro No MI

Requisitos para participação:

Roupa leve ( DE PREFERENCIA PRETA)







Por que a arte?



Ser artista é uma possibilidade que todo ser humano tem, independente de ofício, carreira ou arte. É uma possibilidade de desenvolvimento pleno, de plena expressão, de direito à felicidade.
A possibilidade de ir ao encontro de si mesmo, de sua expressão, de sua felicidade, plenitude, liberdade, fertilidade é de todo e qualquer ser humano. Isso não é um privilégio do artista, é um direito do ser humano — de se livrar de seus papéis, de exercer suas potencialidades e de se sentir vivo.
Todo mundo pode viver sua expressão sem estar preso a um papel. Não se trata de ser artista ou não, mas de uma perspectiva do ser humano e do mundo. Não se trata só de todos os artistas serem operários, mas também de todos os operários serem artistas. Das pessoas terem relações criativas, férteis e de transformação com o mundo, a realidade, a natureza, a sociedade.
O homem não está condenado a ser só destruidor, consumista, egoísta como a sociedade nos leva a crer.


Por que teatro de rua?


Todos nós (artistas) quando saímos para os espaços abertos pensamos em oferecer o melhor de nós mesmos para a população, sem distinção de classe. A gente não separa o público que vem ver a gente na rua. Quem chegar para ver, vai ver e ser visto. Uma proposta centrada no contato direto entre atores e espectadores, transcendendo a clássica divisão palco/platéia. 


Por que permanente?


Para que a rua seja palco de um teatro que se assuma como um constante repensar da sociedade, motivando uma releitura da vida cotidiana, para seduzir esse público anônimo e passageiro, o Teatro de Rua requer uma pesquisa. Pesquisa esta que faz uso de uma continuidade ilimitada, passando por inúmeros jogos, rituais/ exercícios cênicos para com um teatro de rua, teatro de vivência, desenvolver um trabalho contínuo de pesquisa em relação à linguagem cênica e ao processo criativo de ator( e do não ator).


Motivação?



Além de proporcionar para as pessoas em geral o contato com o fazer teatral. A ocupação do cotidiano do público é uma peça fundamental para o desenvolvimento do teatro. E o teatro é um lugar de invenção e experimentação, um meio de transformação, de mudança de mentalidades, em nível social e também individual. Seu trabalho de investigação sobre a linguagem procura uma lógica diversa da cultura dominante, que provoque um estranhamento em relação à percepção usual de mundo e que seja expressão das contradições da sociedade na qual está inserido.

Formação:

Interpretação; improvisação; expressão corporal; expressão vocal; teoria e história do teatro ocidental; história do teatro brasileiro; e história do pensamento, buscando através da construção do conhecimento favorecer a emergência do artista competente não apenas no desempenho de seu ofício, mas também preocupado no seu desenvolvimento como cidadão. 


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