domingo, 29 de agosto de 2010

Nossa opção pelo teatro de rua...



Nós artistas populares semeamos a alegria, trazemos a esperança e solidariedade buscando atingir a diversas camadas da sociedade que por muitas vezes ficam no esquecimento.


O Teatro de Rua é um símbolo de resistência artística, comunicador e gerador de sentido, além de ser propositor de novas razões no uso dos espaços públicos abertos. Mais do que lícito, o teatro de rua presta um serviço imensurável ao desenvolvimento da cidadania, levando conhecimento, saber e entretenimento com acessibilidade gratuita para todas as classes sociais. Para além de uma expressão estética nosso ofício é impulsionado pelo sonho de uma sociedade mais justa e fraterna, pelo direito universal à cultura e à vida.

Os espaços de rua são locais nos quais a população tem o mais fácil acesso aos conhecimentos e antes usado pelos filósofos para a divulgação de saberes e ponto de encontro para as mais diversas manifestações. A rua é um espaço de troca, de saber, de comunhão, um local no qual a transmissão é feita de forma direta e aberta a todos, desde crianças até idosos. O teatro de rua, uma das manifestações mais antigas de cultura popular, traz na bagagem séculos de histórias e influências. Não se deve achar que teatro de rua é menos teatro e que possua menos qualidade. Pelo contrário, exige-se muito mais do ator raciocínio rápido e criatividade em locais públicos, onde não se consegue controlar completamente o que acontece em volta da apresentação. Muitas vezes se incorpora as interferências dentro da cena ou não, é preciso estar sempre pronto pata o improviso. O fato de o teatro ter o dever de estar mais próximo de todos, dá a necessidade de trabalhos como este, que promove ação mais descentralizada e diferenciada dos demais.

O Grupo “Teatro No Mi” reafirma sua missão de contribuir para o desenvolvimento do fazer teatral de rua!

2 comentários:

  1. Ei galera, somos da Cia Arte e Riso da cidade de Umarizal-RN trabalhos com teatro de rua e com palhaço popular.
    postamos esse texto em nosso blog tá, valeu!

    deem uma olhada lá
    www.arteriso.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! me sinto envergonhado por só ver este comentário hoje!!! Peço mil desculpas. Não há problema algum em compartilhar pensamentos, experiências, textos e o que for. Um grande abraço.

      Excluir