Público alvo: Qualquer pessoa realmente interessada
Conteúdo: teatro de rua com diversas técnicas de um artista popular.
Local: Oficina Cultural
Execução: Grupo Teatro No MI
Requisitos para participação:
Roupa leve ( DE PREFERENCIA PRETA)
Por que a arte?
Ser
artista é uma possibilidade que todo ser humano tem, independente de ofício,
carreira ou arte. É uma possibilidade de desenvolvimento pleno, de plena
expressão, de direito à felicidade.
A
possibilidade de ir ao encontro de si mesmo, de sua expressão, de sua
felicidade, plenitude, liberdade, fertilidade é de todo e qualquer ser humano.
Isso não é um privilégio do artista, é um direito do ser humano — de se livrar
de seus papéis, de exercer suas potencialidades e de se sentir vivo.
Todo
mundo pode viver sua expressão sem estar preso a um papel. Não se trata de ser
artista ou não, mas de uma perspectiva do ser humano e do mundo. Não se trata
só de todos os artistas serem operários, mas também de todos os operários serem
artistas. Das pessoas terem relações criativas, férteis e de transformação com
o mundo, a realidade, a natureza, a sociedade.
O homem
não está condenado a ser só destruidor, consumista, egoísta como a sociedade
nos leva a crer.
Por que teatro de rua?
Todos nós (artistas) quando saímos para os espaços abertos pensamos em oferecer o melhor de nós mesmos para a população, sem distinção de classe. A gente não separa o público que vem ver a gente na rua. Quem chegar para ver, vai ver e ser visto. Uma proposta centrada no contato direto entre atores e espectadores, transcendendo a clássica divisão palco/platéia.
Por que permanente?
Para que a rua seja palco de um teatro que se assuma como um constante repensar da sociedade, motivando uma releitura da vida cotidiana, para seduzir esse público anônimo e passageiro, o Teatro de Rua requer uma pesquisa. Pesquisa esta que faz uso de uma continuidade ilimitada, passando por inúmeros jogos, rituais/ exercícios cênicos para com um teatro de rua, teatro de vivência, desenvolver um trabalho contínuo de pesquisa em relação à linguagem cênica e ao processo criativo de ator( e do não ator).
Motivação?
Além de proporcionar para as pessoas em geral o contato com o fazer teatral. A ocupação do cotidiano do público é uma peça fundamental para o desenvolvimento do teatro. E o teatro é um lugar de invenção e experimentação, um meio de transformação, de mudança de mentalidades, em nível social e também individual. Seu trabalho de investigação sobre a linguagem procura uma lógica diversa da cultura dominante, que provoque um estranhamento em relação à percepção usual de mundo e que seja expressão das contradições da sociedade na qual está inserido.
Formação:
Interpretação; improvisação; expressão corporal; expressão vocal; teoria e história do teatro ocidental; história do teatro brasileiro; e história do pensamento, buscando através da construção do conhecimento favorecer a emergência do artista competente não apenas no desempenho de seu ofício, mas também preocupado no seu desenvolvimento como cidadão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário